top of page

QUEM SOU EU?

O New Look de Dior


New Look Dior

Foi o famoso e polêmico New Look que inaugurou a maison de Christian Dior (1905-1957) em fevereiro de 1947, mas o visual é considerado um ícone dos anos 50. A coleção foi intitulada Corolle, que em botânica significa o conjunto de pétalas de uma flor, o que tinha tudo a ver com a silhueta proposta pelo modelo. O apelido da coleção veio de uma fala da editora da revista Harpers’ Bazaar, Carmel Snow, que disse “Seus vestidos tem um visual muito, muito novo [such a new look]”.

E claro que esse tinha que ser o primeiro post do blog!

O modelo foi muito criticado na época pois era extravagante demais. A Europa havia acabado de passar pela Segunda Guerra mundial, que acabara em 1945, e estava em um período de recessão. As pessoas estavam acostumadas a economizar e usar da criatividade para se vestirem e, de repente, a alta-costura apresenta um modelo que consumia 20m de tecido em sua confecção. Toda essa quantidade de tecido não era nenhum problema para Dior, já que sua marca era financiada pelo milionário fabricante têxtil Marcel Boussac. As feministas também criticavam o New Look pois o consideravam uma regressão à liberdade da mulher, já que consistia no uso de espartilho para afinar a cintura.

New Look Dior

Modelos de Christian Dior com a silhueta apelidada New Look.

Os elementos desse visual eram ombros caídos, cinturas muito estreitas, conseguidas a partir de espartilhos conhecidos como waspie ou guêpière, e quadris volumosos, muitas vezes atenuados por casaquinhos com peplum. As saias cheias possuíam um comprimento midi. Era tanta estrutura que diziam que um modelo desses podia ficar de pé sozinho.

waspie e guêpière

Nas duas primeiras fotos, o espartilho chamado waspie, e nas duas últimas, modelos do guêpière.

A verdade é que o New Look também não tinha nada de new. A silhueta proposta por ele era a mesma de meados do século XIX, na era vitoriana, quando se usavam criolinas para dar volume às saias e no revival vitoriano, na década de 1930.

O visual pegou, pois, rompia totalmente com os modelos utilitários da guerra. Ele colocou Paris de novo no posto de capital da moda e caracterizou o estilo da década de 1950. Porém, por ser pouco prático para o número crescente de mulheres no mercado de trabalho, foi perdendo força para silhuetas mais simples.

Um fato interessante é que dizem que Chanel saiu de sua aposentadoria em 1954 por causa do New Look, que ela considerava uma falta de cuidado em relação ao conforto e à elegância natural da mulher.

Na coleção primavera/verão 2007 de Hussein Chalayan, um dos looks tecnológicos remetia ao New Look.

Achou o New Look familiar? É porque as saias midi godê voltaram às ruas há um tempo. Claro que elas não têm toda a estrutura que tinham as de Dior (ainda bem), mas são sim filhas do New Look e eu amo. Essa é para vocês verem como de alguma forma a moda está sempre indo e voltando em releituras.

New Look Dior
New Look Dior

As blogueiras adoram essa silhueta, e vocês?

Fontes:

MACKENZIE, Mairi. ...Ismos: para entender a moda. Tradução Christiano Sensi. São Paulo: Globo, 2010.

MENDES, Valerie; HAYE, Amy de la. A Moda do século XX. 2ª Ed. Tradução Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2009 (Coleção mundo da arte)

REED, Paula. 50 ícones que inspiraram a moda: 1950. Tradução Laura Schichvarger. São Paulo: Publifolha, 2013 (coleção 50 ícones que inspiraram a moda)

STEVENSON, Nj. Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Sou Juliana Novaes, nascida e criada em Brasília. Como boa brasiliense criativa, me formei em Arquitetura e Urbanismo, mas meu amor sempre foi a Moda. Designer de Moda e apaixonada por figurino e pela história, resolvi criar o blog para compartilhar meu conhecimento, curiosidade, e amor pelo tema.

Sejam bem-vindos.

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.

SIGA

  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
RSS Feed
bottom of page